O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito personalidade do ano de 2022 pela revista americana Time, que também homenageou o “espírito da Ucrânia”.
"Quer a batalha pela Ucrânia gere esperança ou medo, Volodymyr Zelensky galvanizou o mundo de uma forma que não víamos há décadas", escreve o editor da Time, Edward Felsenthal, para quem a escolha deste ano “nunca foi tão clara”.
“Por ter provado que a coragem pode ser tão contagiosa quanto o medo, por inspirar pessoas e nações a unirem-se em defesa da liberdade, por lembrar ao mundo a fragilidade da democracia - e da paz -, Volodymyr Zelensky e o Espírito da Ucrânia são as personalidades do ano 2022 da TIME”, escreve a revista com sede em Nova Iorque.
"Nas semanas que se seguiram ao início dos bombardeamentos russos a 24 de fevereiro, a sua decisão de não fugir de Kiev, mas ficar e de reunir apoio foi crucial. Desde a sua primeira publicação de 40 segundos no Instagram a 25 de fevereiro - mostrando que o seu gabinete e a sociedade civil estavam intactos e no lugar - até aos discursos diários proferidos remotamente perante instituições como parlamentos, o Banco Mundial e os Grammy Awards, o Presidente da Ucrânia estava em toda parte", diz o editor da Time.
Tal como já aconteceu noutras ocasiões, na terça-feira Zelensky visitou as tropas ucranianas perto das linhas de frente no leste da Ucrânia.
O CEO da Tesla, Elon Musk, foi nomeado"Personalidade do Ano" da Time em 2021, um ano em que a sua empresa de carros elétricos se tornou a mais valiosa do mundo.
- Revista Time escolhe Joe Biden e Kamala Harris como Personalidades do Ano
- Cientista de 15 anos é primeira "Criança do Ano" da revista Time
- Greta Thunberg é a pessoa mais nova a ser eleita personalidade do ano pela Time
A Time iniciou esta tradição em 1927.