Qatar 2022

Dez lugares para visitar no Qatar

Além dos jogos e dos estádios do Mundial 2022, o país tem muito mais para visitar. Do deserto aos museus, mercados, ilhas e praias, o que é que mais interessa conhecer no Qatar?

Vista panorâmica sobre a baía de Doha, capital do Qatar.
Vista panorâmica sobre a baía de Doha, capital do Qatar.
Canva

Palco do Campeonato Mundial de Futebol de 20 de novembro a 18 de dezembro, o Qatar espera receber mais de 1 milhão de visitantes para o grande evento desportivo, turistas que querem também conhecer o país. Além do deserto e das praias, o Qatar é conhecido pela arquitetura futurista que se cruza com o antigo design islâmico. Exemplo disso é a capital, situada em zona costeira, onde mercados e museus são alguns dos pontos de atração. Para preparar o roteiro em Doha e noutros locais no Qatar, aqui fica uma lista de dez lugares que importa visitar:

1. Mercado tradicional: Souq Waqif

Loading...

Fundado no final do século XIX com o objetivo de ser um centro de referência para o comércio de gado entre o povo beduíno e os vendedores locais, o Souq Waqif é o mercado mais popular de Doha e um espaço de visita obrigatória.

Na década de 1990, com o surgimento dos centros comerciais, o Souq Waqif entrou em declínio e, em 2003, a maior parte foi destruída num grande incêndio. Três anos depois, teve início o projeto de restauro com o objetivo de preservar a identidade arquitetónica e a histórica do lugar. As obras de reabilitação ficaram concluídas em 2008.

Um dos aspetos peculiares da arquitetura deste mercado é o recurso a uma técnica tradicional que usa barro na construção da estrutura e madeira e bambu no telhado para, deste modo, amenizar as temperaturas extremamente altas no verão.

Os mercados tradicionais são locais privilegiados para explorar a herança cultural do Qatar. Cercado pelas ruas modernas de Doha, o Souq Waqif tem muitas bancas para ver e histórias para ouvir dos habitantes locais.

Este é também um ponto de encontro para a população, geralmente homens que se reúnem à volta de tabuleiros de gamão, que desempenham um papel fundamental como entretenimento para a sociedade mais tradicional do Qatar.

Os visitantes podem ver e comprar artigos tradicionais, roupas, tapetes, especiarias, artesanato. Há também muitos restaurantes para explorar, com comida tradicional do Qatar e gastronomia internacional.

2. Museu de Arte Islâmica

Canva

A pouca distância do Souq Waqif, há um parque onde fica o Museu de Arte Islâmica. Projetado pelo arquiteto Leoh Ming Pei, vencedor do Prémio Pritzker, é composto pelo edifício principal com uma ala educacional adjacente que liga a um grande pátio central.

Ícone da paisagem de Doha, o Museu exibe cerâmicas, joias e pinturas de todo o mundo, em representação da arte islâmica de três continentes ao longo de 1.400 anos.

É um dos principais museus do Qatar e destaca-se pelo capacidade de partilhar conhecimento sobre a arte islâmica e por valorizar o poder da arte ao longo da História.

Inaugurado em 2008, o museu esteve encerrado para obras durante 18 meses e reabriu no início de outubro, a 46 dias do Campeonato do Mundo. O edifício não sofreu alterações, mas as coleções foram ampliadas para "mostrar a cultura, não unicamente a arte", segundo a diretora do museu, Julia Gonnella, em declarações à Agência France Press.

O parque onde está integrado oferece aos visitantes uma pausa na agitação da cidade e uma vista privilegiada sobre o horizonte de Doha.

3. Corniche, passeio marítimo

Saurabh Das

Ao longo da baía de Doha estende-se o Corniche, passeio marítimo de sete quilómetros considerado um dos locais mais emblemáticos da cidade. É provavelmente a primeira imagem do Qatar que fica na memória de quem chega ao aeroporto da capital.

Caso o calor permita, o visitante pode aproveitar para passear ao logo da baía ou para fazer uma viagem nos barcos tradicionais, os dhows, muito apreciadas tanto por turistas como por locais.

Esta é uma zona pitoresca do litoral da cidade, mas onde também se pode contemplar o lado mais futurista de Doha.

4. Museu Nacional do Qatar

Museu Nacional do Qatar, em Doha.
Kamran Jebreili

O Museu Nacional do Qatar foi inaugurado em 2019 e é um símbolo cultural do país. Projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o edifício tem um design complexo que representa a rosa do deserto, vulgarmente encontrada no deserto do Qatar.

O Museu conta a história do país em diferentes capítulos. Numa primeira galeria, o visitante recua mais de 700 milhões de anos, a uma altura em que fenómenos geológicos levaram à formação da península. Noutra galeria, estão representadas formas de vida extintas, juntamente com imagens da vida atual projetadas em várias paredes.

Terminada a exposição, o visitante pode desfrutar de um momento relaxante no Café Desert Rose, gerido pela chef Noof Al Marri, muito prestigiada no Qatar e especializado na gastronomia local.

Para uma experiência mais luxuosa, o Museu tem ainda um restaurante que oferece uma experiência gastronómica contemporânea ao ar livre, em casulos inspirados nas dunas de areia do país. Jiwan é o nome do restaurante, palavra que no dialeto do Qatar significa “a pérola perfeita”.

5. Mesquita Muhammad Ibn Abd Al-Wahhab

Canva

A Mesquita do Imã Muhammad Ibn Abd Al-Wahhab ou Grande Mesquita do Estado do Qatar foi inaugurada em 2011. O edifício está preparado para receber mais de 30 mil pessoas de uma só vez e é a maior mesquita do país.


Construída em arenito, é um excelente exemplar da arquitetura islâmica. Situada no alto de uma colina, a Grande Mesquita do Qatar faz uma fusão entre tradição e modernidade.

Finalizada por um minarete brilhante acompanhado por uma fileira de arcos, é composta por 99 cúpulas, que simbolizam os 99 nomes de Alá. A sua estrutura de arenito é especialmente visível à noite, quando a mesquita é iluminada com luzes douradas.

Durante o dia, a Grande Mesquita do Qatar pode ser visitada fora dos períodos de oração. Aqui é preciso ter especial atenção às regras de vestuário em vigor neste país islâmico. Homens e mulheres devem usar roupa que cubra os ombros e, se usarem calção ou saia, devem ficar abaixo do joelho. As mulheres não podem usar tops decotados, jeans rasgados ou calças justas e devem cobrir o cabelo.

6. Ilha Púrpura

Canva

Além dos mercados, dos museus e dos monumentos da capital, o Qatar tem muito mais para oferecer. As paisagens e a biodiversidade convidam a conhecer locais únicos, como a Ilha de Al Khor, mais conhecida por Ilha Púrpura.

Graças à vasta área de mangueirais que se estendem pela água dentro e entre os quais se pode passear de caiaque e avistar flamingos, este é um local de encontro com a natureza que vale a pena visitar.

Situada na costa oriental do Qatar, cerca de 50 quilómetros a Norte de Doha, foi eleita em setembro uma das 50 ilhas mais bonitas do mundo, no ranking do Global Big 7 Travel.

O nome dado à ilha terá tido origem numa descoberta arqueológica, que encontrou artefactos do século II a.C. que indicam que esta zona terá sido uma das primeiras do mundo a produzir corante púrpura, extraído dos caramujos que existem no litoral.

7. Forte Zubarah

Canva

A exploração arqueológica Al Zubarah fica situada na costa ocidental do norte do Qatar, a cerca de 100 quilómetros de Doha. É uma das áreas de maior interesse histórico do país.

Al Zubarah foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2013 e tornou-se mais conhecida pelo Forte Al Zubarah, construído em 1938. O local dá ao visitante uma noção da História do Qatar e oferece também a oportunidade de ver vestígios arqueológicos que datam da década de 1760.

Palácios, mesquitas, habitações, cabanas de pescadores, ruas e até cemitérios foram preservados e podem ser visitados. O forte também é conhecido pelas paredes grossas, marcadas por décadas de batalhas tribais, desde o século XVIII, para garantir o domínio sobre o local estratégico.

Devido à proximidade com o mar, Al Zubarah também serviu como um posto comercial e acolheu uma comunidade de mergulhadores que aí procuravam pérolas.

8. Praia de Dukhan

Sendo um país peninsular, o Qatar tem uma extensa costa, com praias banhadas pelo Golfo Pérsico. São muitas as que merecem ser visitadas, a Praia de Dukhan é apenas um exemplo, que tem merecido elogios por ser uma zona balnear mais tranquila quando comparada com outras, como Al-Wakrah e Umm Said, onde há sempre muitos turistas.

A cidade de Dukhan está localizado na costa oeste da península do Qatar, a cerca de 80 quilómetros de Doha. É famosa pelo sol e pela praias com interessantes formações rochosas, sendo também uma zona de reserva de vida selvagem.

Na Praia de Dukhan é possível praticar desportos aquáticos, pesca de alto mar, surf, parapente, entre outras atividades. Na cidade há também outros motivos de interesse, como um forte do século XVIII.

A temperatura da água nas praias no Qatar é elevada na maior parte do ano, chegando muitas vezes a ultrapassar os 30ºC, em novembro e dezembro é mais baixa, mas ainda assim costuma andar à volta dos 25ºC.

Numa ida à praia no Qatar importa ter em conta as regras locais, que variam consoante sejam públicas, com um código mais restritivo, ou privadas, geralmente de hotéis e menos limitativas nas restrições à indumentária.

As praias geralmente não têm vendedores ambulantes, nem outro tipo de estruturas, especialmente as que ficam mais longe de Doha. Por isso, será melhor levar mantimentos, sem esquecer que as bebidas alcoólicas são proibidas.

9. Deserto

É uma das principais atrações turísticas no Qatar. A pouca distância da capital, é possível fazer passeios de um dia pelo deserto, de camelo ou de jeep, mas há várias empresas que organizam acampamentos onde se pode pernoitar.

Há ainda outras atrações mais radicais como sandboard ou aluguer de buggies. Em qualquer dos casos, um passeio pelo deserto do Qatar só estará completo com a contemplação do Mar Interior de Khor Al Adaid, lugar perfeito para relaxar e ver o pôr do sol.

Canva

Para conseguir encontrar soluções para alojar os cerca de 1,2 milhões de visitantes durante o Mundial, a organização anunciou a "instalação de 1.000 tendas tradicionais beduínas no deserto", avançou em junho Omar Al-Jaber, responsável do comité responsável pelo alojamento.

Um acampamento com energia elétrica, água canalizada e sistema de esgotos, mas sem ar condicionado, um privilégio que deverá ficar reservado a cerca de 200 tendas instaladas num outro parque de campismo de luxo.

10. Ilha artificial: The Pearl

A ilha artificial - The Pearl - foi projetada num local, próximo da capital, onde antigamente mergulhadores procuravam pérolas, daí o nome que lhe foi atribuído.

A extração de pérolas foi, aliás, uma das principais atividades económicas de Doha e a principal inspiração para a construção desta ilha artificial de 4 milhões de m², uma mini cidade que alberga moradias de milionários.

Localizada na costa de West Bay, tem imponentes marinas e hotéis de renome internacional, é um local cosmopolita, com grande oferta comercial, muita variedade de cafés e restaurantes.

The Pearl tem uma zona de torres de habitação com design futurista, praças, percursos pedonais e jardins. A ilha oferece também diversos programas de lazer, como cinemas e atividades para crianças, entre outras.

Um dos bairros, organizados por temas, foi inspirado na cidade de Veneza, e aí é até possível fazer um passeio de gôndola.