O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, revela que vai propor à Ordem o envio de engenheiros para a Síria e Turquia após o levantamento da Proteção Civil.
"Vou propor ao Conselho diretivo nacional da Ordem dos Engenheiros que aprove a disponibilidade de engenheiros especialistas em sísmica para serem deslocados para a Turquia", afirma, em entrevista à SIC Notícias.
O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria esta segunda-feira poderá tornar-se um dos mais mortíferos da última década, de acordo com sismólogos.
O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na madrugada segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria continua a aumentar.
Até agora, foram contabilizadas 435 réplicas de menor intensidade nas zonas afetadas, nas quais estão a trabalhar mais de 60.000 pessoas em missões de buscas e salvamento e remoção de escombros, no âmbito de um dispositivo que conta com mais de 100 aviões e helicópteros destacados.
Só na Turquia, o sismo de segunda-feira fez desabar cerca de 6 mil edifícios. Mais de 24 horas depois, continuam a colapsar estruturas. São imagens de drone que revelam a escala da destruição.