O laboratório norte-americano Moderna anunciou hoje a intenção de investir nas suas cadeias de produção para fabricar 3 mil milhões de doses da vacina contra a covid-19 em 2022.
A empresa de biotecnologia, que desenvolveu a sua vacina com tecnologia ARN mensageiro, como a Pfizer/BioNTech, também reviu em alta as suas previsões para este ano e espera conseguir fornecer entre 800 milhões e mil milhões de doses ainda este ano, anunciou em comunicado.
Para tal, a Moderna vai investir nas instalações do fabricante de medicamentos suíço Lonza para duplicar a capacidade de produção, e no grupo espanhol Rovi, responsável pela colocação do medicamento em frascos.
O acordo com o grupo Lonza foi prolongado por 10 anos e prevê a instalação de mais três linhas de produção em Visp, na Suíça, além das três unidades construídas no ano passado.
Breve cronologia do desenvolvimento da vacina da Moderna
► A 16 de novembro a farmacêutica Moderna revela que a sua vacina experimental tem uma eficácia de 94,5% e, a 2 de dezembro afirma que produziu anticorpos persistentes 90 dias após a aplicação
A 15 de dezembro, o regulador dos EUA afirma que vacina da Moderna não apresenta problemas, tendo dado autorização para administração na população a 18 desse mês.
A 6 de janeiro a Agência Europeia do Medicamento dá "luz verde" à vacina da Moderna para a covid-19.
Vacinas contra a covid-19: as que estão a ser usadas e as que estão a caminho
Em menos de um ano desde que foi declarada a pandemia foram desenvolvidas várias vacinas em laboratórios por todo o mundo. A primeira vacina a obter autorização de emergência para inoculação foi a da Pfizer e BioNTech. O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar esta vacina e a iniciar a campanha de vacinação, em dezembro de 2020.
Mais de 3,1 milhões de mortos no mundo
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.137.725 mortos no mundo, resultantes de mais de 148,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.965 pessoas dos 834.638 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
A grande maioria dos pacientes recupera, mas uma parte evidencia sintomas por várias semanas ou até meses.
Links úteis
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford - dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine - gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças