Meteorologia

Imaginação e boa vontade, ferramentas essenciais para ajudar a população afetada pela tempestade

A base aérea de Monte Real e várias freguesias disponibilizaram balneários para banhos quentes, enquanto na Batalha uma associação criou uma lavandaria comunitária. O Centro Recreativo dos Pinheiros transformou-se num ponto de apoio essencial, e as juntas de freguesia organizaram espaços com arcas frigoríficas e alojamento temporário.

Loading...

A comunidade tem procurado formas criativas e solidárias de ajudar a população afetada pela depressão Kristin. A base da força aérea de Monte Real e algumas freguesias disponibilizaram os balneários para banhos quentes e, na Batalha, uma associação improvisou até uma lavandaria comunitária. 

Sem água nem luz, há rotinas do dia a dia, como lavar a roupa, até aqui tidas por garantidas, que passaram a ser um luxo. 

Os barris de cerveja deram lugar a máquinas de lavar roupa no balcão do Centro Recreativo dos Pinheiros, o único sítio na aldeia que tinha um gerador. 

Na Aldeia de Pinheiros, no concelho da Batalha vivem cerca de 200 habitantes. 

A lareira do centro recreativo é agora ponto de confraternização como nos tempos antigos em que não havia televisão. 

Os voluntários têm imaginação e boa vontade, ferramentas essenciais para superar o revés que se abateu sobre a comunidade. 

No Grupo Desportivo de Parceiros, a junta de freguesia organizou o espaço para que população possa tomar um banho quente, mas também para dormir se for necessário. 

Também receberam arcas frigoríficas que as pessoas podem usar para conservar os alimentos que estavam congelados. 

Desde o primeiro momento que a junta de freguesia de Parceiros tem sido ponto de proximidade e de apoio à população, assim como a base aérea em Monte Real. 

Por questões logísticas, a Base Aérea número cinco pede apenas que o pedido para banhos ou refeições seja feito com duas horas de antecedência.