País

Marcelo no Brasil. Último dia vai ser marcado pelo encontro com Bolsonaro

Correspondente SIC

Reunião fica marcado por um momento de tensão política no Brasil, como nos conta a correspondente da SIC Inavi Flora.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se esta tarde com Jair Bolsonaro, no momento em que o governo brasileiro está a ser investigado pelo Congresso devido à gestão da pandemia.

A reunião entre os dois chefes de Estado está marcada para o Palácio da Alvorada e marca o fim da viagem de quatro dias de Marcelo ao Brasil.

O reencontro entre os dois poderia ter acontecido este sábado, mas Bolsonaro não foi à cerimónia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Jair Bolsonaro está a ser alvo de uma onda de críticas a respeito da gestão da pandemia. No dia 25 de julho milhares de manifestantes saíram à rua para exigir a destituição do Presidente brasileiro. Os organizadores contabilizaram mais de 500 manifestações.

Durante a visita, Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com Lula da Silva e Michel Temer e jantou com o antigo chefe de Estado Fernando Henrique Cardoso.

Não é a primeira visita de Marcelo ao Brasil, visto que em janeiro de 2019 aquando da posse do Presidente brasileiro.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, no domingo, que tudo fará para "construir melhores pontes" entre Portugal e o Brasil, considerando que "não faltam desafios" no relacionamento entre os dois países.

Veja também: