País

Operação Vórtex: Montenegro fotografado numa vigilância da PJ

Loading...

Em documentos a que a SIC teve acesso, o presidente do PSD aparece num restaurante a conversar com o amigo de longa data, Joaquim Pinto Moreira, um dos principais visados no processo.

A 24 de março de 2022, a Polícia Judiciária do Porto esteve durante horas à porta do restaurante "A Cabana". A ação da vigilância da operação Vórtex coincidiu com a inauguração do novo estabelecimento do empresário Francisco Pessegueiro.

Nesse dia, Luís Montenegro foi fotografado a entrar no restaurante. Na altura, Montenegro ainda não liderava o Partido Social Democrata.

Em documentos a que a SIC teve acesso, o presidente do PSD aparece no restaurante a conversar com o amigo de longa data, Joaquim Pinto Moreira, um dos principais visados no processo.

Houve ainda outros arguidos que estiveram presentes nesse dia, o dono do restaurante, Francisco Pessegueiro, que está em prisão preventiva, e o arquiteto João Rodrigues.

Ao que se sabe, Luís Montenegro não está a ser investigado nem é alvo de suspeitas.

Meses de investigação, escutas e vigilância

Uma fonte da investigação revelou à SIC que as provas recolhidas nos últimos meses são relevantes e não oferecem dúvidas em relação à prática dos crimes económico-financeiros.

Em causa neste inquérito estão os indícios de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências através de operações de licenciamento urbanístico para a construção de hotéis e habitações de luxo.