O peixe-espada preto é rei à mesa dos madeirenses e serve-se de muitas maneiras, mas no "Prato do dia" desta sexta-feira mostramos-lhe com um arroz malandrinho. O arroz de espada é a especialidade que chega de Câmara de Lobos.
Os madeirenses abreviaram-lhe o nome e, na terra dos homens que o pescam, é apenas espada, o peixe de profundidade que se serve de muitas maneiras diferentes.
Gilberto Lopes é dono e é também o cozinheiro deste restaurante na Praia do Vigário, em Câmara Lobos, visitado pela SIC. É dele o arroz de espada, uma especialidade da casa.
O segredo está no tempo que, em lume brando, dá para acertar o tempero e vigiar o arroz.
O arroz é a especialidade, mas não é o único prato com peixe-espada preto servido no restaurante. Há rolo de espada, ventrecha frita e filete panado em ovo e farinha, que acompanham com molhos tradicionais e outros mais modernos.
Mas o peixe que dá fama ao restaurante pode começar a escassear. As embarcações - conhecidas como espadeiros - são menos de uma dúzia. São pequenas, com poucas condições e cada vez existem menos interessados em ir para o mar.