Prato do dia

Prato do Dia: venha conhecer o segredo da bifana de Vendas Novas

A marca "bifanas de Vendas Novas", que distingue e promove o produto a nível local e nacional, é atribuída pela Câmara de Vendas Novas, desde 2011, às chamadas casas de bifanas da cidade.

Loading...

Vendas Novas recebe todos os dias milhares de pessoas à procura do produto mais famoso da cidade. Esta terça-feira, no Prato do Dia, venha conhecer bifana da região.

O lombo de porco é fatiado bem fino, batido a martelo e de seguida vai para a frigideira e é mergulhado em margarina e alho. Depois deste processo, a bifana de Vendas Novas está pronta a servir.

Quem prepara esta iguaria garante que só há um segredo: manter a tradição.

Câmara distingue o produto há mais de 10 anos

A marca “bifanas de Vendas Novas”, que distingue e promove o produto a nível local e nacional, é atribuída pela Câmara de Vendas Novas, desde 2011, às chamadas casas de bifana da cidade.

Como começou a tradição?

A distinção traz todos os dias à cidade milhares de clientes. Atualmente não há café ou restaurante que não a venda, mas a tradição já surgiu há mais de 30 anos num pequeno café da rua Boavista.

“Começou numa casa onde o senhor já fazia bifanas. Isto como era um sitio, [hoje em dia as pessoas] saem da autoestrada de propósito, antes não... vinham da caça, dos transportes e começaram a parar para vir comer a bifana de Vendas Novas”, revela Carla Rico, proprietária do “Mercado das Bifanas”.

Além da bifana, Vendas Novas também é reconhecida pela empada rainha que já foi distinguida duas vezes com medalha de ouro.