Ranking das Escolas 2021

Ranking 2021: privadas dominam, mas Viseu e escolas artísticas ganham lugar

Ranking 2021: privadas dominam, mas Viseu e escolas artísticas ganham lugar
Carol Yepes

A liderança mudou, apesar de as privadas continuarem a dominar. E a melhor escola pública já não é em Coimbra. Consulte aqui os dados do ranking das escolas SIC/Expresso.

O ranking das escolas, divulgado esta sexta-feira, pelo Ministério da Educação revela alterações de assinalar em comparação com o ano passado. Desde logo na liderança, que é este ano ocupada pelo Colégio Efanor, no Porto, quando em 2020, o líder era o Colégio Nossa Senhora do Rosário, também no Porto, e que este ano caiu para o 5.º lugar.

Loading...

Curiosamente, a primeira escola pública que surge no ranking ocupa a mesma posição do ano passado, o 37.º lugar. Mas já não é ocupado pela Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. E é aqui encontramos um dado merecedor de destaque: as escolas artísticas.

A 37.ª posição é ocupada pela primeira escola pública e que este ano é a Escola Artística Soares dos Reis, Porto.

Se excluirmos as privadas e nos focarmos nas públicas, conseguimos criar um 'top 10' no qual os lugares cimeiros são ocupados pela Escola Artística Soares dos Reis, Porto, e pela Escola Artística António Arroio, Lisboa. Só em terceiro e quarto lugar surgem, respetivamente, a Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, e a Escola Secundária do Restelo, em Lisboa.

Não há dúvidas de que a região Norte domina neste 'top 10', com quase metade das escolas, só depois surge Lisboa, com três, e depois a surpresa: Viseu com duas escolas - a Escola Secundária Alves Martins (Viseu) e a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua).

Destaque ainda para a presença já habitual, e muitas vezes líder deste ranking, da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, que se compararmos com 2020 sofre uma queda considerável de mais de vinte posições no ranking geral e de nove entre as públicas.

Mas se tivermos em conta as médias nos exames nacionais, as diferenças entre as escolas públicas são residuais.

Excluindo as artísticas, a Escola Secundária Alves Martins (Viseu) regista uma média de 12,96 e a média na Secundária Garcia de Orta, no Porto, última no 'top 10' das escolas públicas é de 12,60. Porém, são de assinalar os resultados da Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua) pela média de 13.59 no exame nacional de Matemática e de 15.2 no exame nacional de Português - uma das mais altas em todo o país.

Nota: o ranking SIC/Expresso só inclui escolas com mais de 100 provas

Últimas Notícias