A pílula chegou a Portugal há mais de 50 anos e é dos métodos contracetivos mais usados. Mesmo assim ainda há muitas dúvidas. Pouco desejo sexual? É a pílula. Variações de humor? É a pílula. Ganhou peso? De certeza absoluta que é a pílula. Mas nem sempre é assim. Na Consulta Aberta desta semana falamos especificamente sobre este último mito.
Primeiro é importante saber que existem vários tipos de pílulas, as que têm apenas uma hormona - ou pílulas progestativas - e as que têm duas - habitualmente conhecidas como pílulas combinadas. Dentro destes dois tipos existem muitas pílulas disponíveis, com diferentes doses e tipos de hormona.
A escolha de um método contracetivo deve ter em conta as necessidades específicas de cada pessoa - isto inclui os horários, a disponibilidade ou não para tomar um comprimido diariamente, eventuais doenças, e eficácia desejada.
Para isso, não hesite em fazer todas as perguntas que tem a fazer numa consulta de planeamento familiar, esclarecendo os verdadeiros riscos e benefícios de cada método.
Para já, veja o vídeo.