Foram vacinados contra a covid-19, até às 17:00 deste sábado, 118 mil jovens entre os 12 e os 15 anos. Estavam agendados 110 mil jovens para todo o fim de semana, ou seja, só este sábado já foram vacinadas mais pessoas do que o esperado nos dois dias.
"Este dia supera muito as expectativas, uma vez que estavam agendados, para todo o fim de semana, cerca de 110 mil jovens", informou a task force de vacinação.
Começaram este sábado a ser vacinados contra a covid-19 os jovens dos 12 aos 15 anos. Esta manhã, o vice-almirante Gouveia e Melo mostrou-se orgulhoso pela afluência e já fazia antever um número de vacinados superior ao esperado, até porque há modalidade "Casa Aberta" para não inscritos.
Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa o autoagendamento, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde. Durante este fim de semana, a “Casa Aberta” estará disponível em exclusivo para os jovens dos 12 aos 15 anos.
As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.
A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.
A recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida no passado dia 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.
Veja também:
- O momento em que Gouveia e Melo é recebido com aplausos no centro de vacinação
- Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo
-
Covid-19. Açores preparam-se para reforçar vacinação dos mais vulneráveis
-
Até haver evidência científica não se deve falar na 3º dose da vacina, diz consultor da EMA
-
Apenas 0,3% dos vacinados ficaram infetados com covid-19 desde janeiro
-
Covid-19. Estudo indica que 63% de pessoas acima de 70 anos possui anticorpos