País

Envio de dados para Moscovo. Rui Rio considera ser "uma vergonha para Portugal"

O líder do PSD considera a situação "gravíssima" e "intolerável".

O PSD chama ao Parlamento Fernando Medina e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para responderem sobre o caso da partilha de dados dos ativistas russos que organizaram as manifestações pró-Navalny. Rui Rio considera que este caso que envergonha o país.

“Isto não é grave, é gravíssimo. Num país democrático, isto é absolutamente intolerável. Nenhum Governo da União Europeia faria semelhante coisa. Denunciar, neste caso, à Rússia manifestantes russos pela liberdade. Isto é uma vergonha para Portugal”, disse Rui Rio numa comunicação aos jornalistas.

O líder do PSD anunciou ainda que o grupo parlamentar vai entregar, esta sexta-feira, um requerimentos para convocar Fernando Medina à Assembleia da República. Garantiu ainda que o PSD votará a favor de todos os requerimentos apresentados “que tenham o mesmo objetivo”.

O principal partido da oposição quer também convocar o ministro dos Negócios Estrangeiros para “fazer a avaliação da situação” e dar a conhecer os “procedimentos a adotar para que haja a certeza de que isto não acontece em Portugal nunca mais”, afirmou o líder da oposição.

VEJA MAIS: