O rover chinês em Marte, Zhurong, já percorreu 808 metros no acidentado terreno marciano anunciou esta sexta-feira a Agência Espacial Chinesa (CNSA), que divulgou uma nova fotografia tirada pelo robô.
A foto mostra que o robô teleguiado "Zhurong" (o deus do fogo na mitologia chinesa) percorreu uma área repleta de rochas, crateras e dunas. A foto foi tirada pela câmara traseira, pelo que é possível ver as marcas deixadas pelo veículo.
O pequeno robô teleguiado está na superfície de Marte há 82 dias marcianos e viajou 808 metros até agora. A sonda orbital Tianwen-1 está em órbita há 379 dias e está a funcionar corretamente.
A missão Tianwen-1 enviou a primeira imagem de Marte a 12 de fevereiro - quando a sonda espacial entrou na órbita de Marte e fotografou crateras brancas na superfície do planeta.
A 4 de março enviou mais três imagens: uma foto em preto e branco da cratera Schiaparelli e do sistema de vales Valles Marineris.
As ambições espaciais da China
Nos últimos 17 anos, a China tem apostado no programa espacial para se tornar numa potência mundial na próxima década, a par dos Estados Unidos e da Rússia.
A missão Tianwen-1 foi a segunda tentativa da China de enviar uma sonda para Marte. Em 2011, uma sonda enviada em conjunto com a Rússia não conseguiu sair da órbita da Terra.
A China enviou no ano passado esta sonda para Marte, está a construir a sua própria estação espacial e quer enviar os seus próprios astronautas até à Lua para onde já lançou com uma sonda com sucesso que pousou no lado oculto da Lua.
ESPECIAL À CONQUISTA DE MARTE
- China diz ter conseguido pousar um pequeno robô em Marte
- Sonda chinesa Tianwen-1 prepara-se para a arriscada aterragem em Marte
-
"Aterragem bem sucedida! Perseverance em segurança em Marte!"
-
Fotografias captadas pelo Perserverance mostram colinas rochosas de Marte
-
Sonda dos Emirados Árabes Unidos regista primeira imagem de Marte