O CEO é o limite

Francisco Pinto Balsemão, chairman do Grupo Impresa (1937-2025): O que resta quando a cadeira do eterno líder fica vazia?

Gostava de ouvir antes de falar, de conhecer as pessoas, as suas ideias, os seus valores, a matéria de que eram feitas. Sabia que o jornalismo, como a liderança, é uma maratona onde só se chega longe quando se corre em equipa. E soube construir essa equipa: robusta, plural, íntegra, coesa e livre, sempre livre. Esse é o pilar do imenso legado que nos deixa Francisco Pinto Balsemão

Esta é a primeira vez que o podcast “O CEO é o limite” é gravado com uma cadeira vazia. Francisco Pinto Balsemão, mentor e fundador do Expresso e da SIC deixou-nos a 21 de outubro, aos 88 anos. Foi mais, muito mais, do que o político e empresário. Muito mais do que um nome nos media, do que um primeiro-ministro numa década difícil e desafiante para Portugal. Foi - e continuará a ser - o arquiteto de uma forma de pensar a liderança: ponderada, exigente, virada para o futuro e livre, sempre livre.

Fundou o Expresso quando a Liberdade ainda era sonho de um país. Acreditou que a informação podia ser serviço público, mesmo quando o poder não o queria ouvir. Fez da SIC a primeira televisão privada de Portugal, alargando horizontes num país que ainda aprendia a olhar para o futuro. E Francisco Pinto Balsemão foi sempre futuro, o seu tempo era o futuro e ensinou-nos - às várias gerações de jornalistas que ajudou a formar e às centenas de pessoas com quem trabalhou - a construí-lo melhor do que qualquer herança do passado.

NUNO FOX

Muitas vezes, é quando o líder parte que percebemos verdadeiramente o peso da sua presença, a dimensão do legado que nos deixa. Com uma serenidade rara, Francisco Pinto Balsemão - o homem que sempre foi jornalista - mostrou que liderar não é sobre impor ideias ou falar mais alto.

Liderar é sobre ouvir e ter ânsia constante de aprender. É sobre ensinar e inspirar. É sobre cultivar a irreverência, a excelência, o rigor, procurar a pluralidade de opiniões (sobretudo as contrárias à nossa), como linhas mestras de tudo o que fazemos. É sobre ter a capacidade de antecipar o futuro e, mais do que isso, ajudar a construí-lo. Mas, sobretudo, mostrar que só é possível fazê-lo num espaço livre, numa cultura de Liberdade.

É quando a cadeira do líder fica vazia, que percebemos aquilo que nos deixa, o tamanho do seu legado. Este episódio do podcast “O CEO é o limite” é sobre isso, sobre o que deixa o eterno líder Francisco Pinto Balsemão nas suas pessoas, nos muitos trabalhadores a quem a sua liderança tocou ao longo do caminho. Porque, na verdade, o líder partiu, mas a sua cadeira nunca estará verdadeiramente vazia.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios:

Episódios