O percurso de Sofia Tenreiro, atual presidente executiva da Siemens Portugal, desafia ideias pré-concebidas sobre carreiras altamente especializadas, planeadas da base até ao tipo. A sua é feita de mudanças, plena de diversidade e a única coisa que garante ter planeado foi estudar e investigar para “ser a pessoa melhor preparada para os desafios que surgissem”. E surgiram, em áreas diversas, mas sempre com o mesmo mote: transformar empresas, equipas e negócios.
Formou-se em Administração e Gestão de Empresas porque era (e é) apaixonada por pessoas, mais do que pelo rigor da matemática, onde sempre foi aluna exímia. Chegou a equacionar uma licenciatura em Matemática Aplicada, mas o fator humano e a vontade de trabalhar numa área que lhe desse maior contacto com as pessoas falou mais alto. Começou a carreira no setor do grande consumo, na Procter & Gamble, liderou equipas na Microsoft, dirigiu a Cisco Portugal, integrou a comissão executiva da Galp e, mais recentemente, comandou o setor da Energia, Recursos e Indústria da Deloitte. "O fio condutor da minha carreira foram sempre transformações, foram desafios para os quais fui chamada para fazer uma grande transformação”, aponta.
Chegou à liderança da Siemens Portugal em maio deste ano, quando a empresa celebra 120 anos. E sabe que é tão importante olhar para o passado, como antecipar o futuro. Foi o que fez ao longo de todo o seu percurso, abraçando o desafio de olhar para a tecnologia, a energia, a indústria, a consultoria e as pessoas com a mesma ambição: a de criar impacto real.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: