O Futuro do Futuro

“Pode haver debates que se perdem na televisão e se ganham nas redes sociais”: o algoritmo mudou a forma como seguimos campanhas eleitorais?

O algoritmo “favorece sobretudo tudo aquilo que tenha um alto nível de interação: likes, comentários, partilhas”, e isso pode recair em momentos selecionados de um debate que não refletem a integralidade da discussão. Conheça a análise dos especialistas à campanha de António José Seguro e André Ventura nas redes sociais

Especialistas ouvidos no podcast “O Futuro do Futuro”, do Expresso, explicam que o impacto de um debate político já não se mede apenas pela televisão. Nas redes sociais, a visibilidade depende sobretudo da forma como o conteúdo circula, e do que o algoritmo amplifica. Conheça a análise ao percurso de António José Seguro e André Ventura na campanha nas redes sociais.

Matilde Fieschi

José Moreno, investigador do MediaLab do ISCTE, responde, quando questionado se “podemos ter debates que se perdem na televisão e se ganham nas redes sociais”, que o algoritmo “favorece sobretudo tudo aquilo que tenha um alto nível de interação: likes, comentários, partilhas”, e isso pode recair em momentos selecionados do debate que não refletem a integralidade da discussão.

Esse comportamento, explica, faz com que certos formatos digitais, como reações em split screen, vídeos curtos ou mesmo as famosas ‘dancinhas’ alterem a forma como as mensagens dos candidatos chegam ao público. “Uma partilha é, de longe, a interação mais valiosa”, acrescenta, explicando a hierarquia de importância que o algoritmo dá a cada interação.

Gonçalo Taborda, jornalista da equipa de redes sociais do Expresso, explica ainda que “a maioria dos algoritmos das redes sociais recompensam a regularidade, a constância”. Beatriz Pais, da All Comunicação, aponta por isso uma eventual desvantagem de António José Seguro, que tinha deixado a política em 2014: “As redes sociais ainda eram muito utilizadas quase num contexto muito familiar, e hoje em dia é exatamente o oposto”, explica.

Com esta transformação, episódios que passam despercebidos em direto podem ganhar novo peso em redes como o TikTok ou o Instagram.

As respostas completas podem ser ouvidas no episódio de “O Futuro do Futuro”, disponível nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias e nas principais plataformas de podcasts.

Episódios