Coronavírus

Praias da Costa da Caparica interditas e parques de campismo encerrados

Rafael Marchante

Determinação da Câmara de Almada até 9 de abril.

Especial Coronavírus

A Câmara de Almada decidiu hoje interditar o acesso ao paredão e às praias da Costa de Caparica até 09 de abril, assim como encerrar todos os parques de campismo do concelho, no distrito de Setúbal.

Esta decisão foi tomada pela Comissão Municipal de Proteção Civil depois de avaliar o atual estado epidemiológico no concelho, tendo sido decretada a “situação de alerta até 09 de abril”, informou a autarquia em comunicado.

Neste âmbito, foram tomadas “medidas excecionais” para ajudar a combater a pandemia da covid-19, como a “interdição do paredão e das respetivas praias anexas da frente urbana da Costa de Caparica, entre a Praia do Norte e a Nova Praia", indicou.

Além disso, o município decidiu encerrar todos os parques de campismo, caravanismo, áreas de autocaravanas e “todas as instalações de ocupação ilegal destinadas à prática de campismo e caravanismo”.

Contudo, a Câmara de Almada esclareceu que os utentes que “residam a título permanente nestes estabelecimentos turísticos, podem neles permanecer para assegurar a resposta à necessidade habitacional”.

Para que esta situação excecional possa acontecer, as entidades gestoras dos parques e as pessoas que residam a título permanente em instalações de ocupação ilegal apenas têm que enviar um despacho para a autarquia a identificar a necessidade, explicou.

O município alertou ainda que "a desobediência e resistência às ordens legítimas das entidades competentes, quando praticadas na vigência e no âmbito da situação de alerta declarada, são sancionadas nos termos da lei penal”.

"A Câmara Municipal de Almada apela à compreensão e colaboração de todos, para que juntos, possamos ultrapassar esta pandemia", lê-se no comunicado.

Segundo os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, até hoje contabilizam-se 35 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus no concelho de Almada, enquanto o distrito de Setúbal regista 105 casos positivos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Veja também: