Pelé (1940-2022)

Mundo une-se nas redes sociais para homenagear o "Rei" Pelé

Metsola, Cristiano Ronaldo e Mbappé são algumas das figuras que já se pronunciaram acerca da morte do brasileiro.

Mundo une-se nas redes sociais para homenagear o "Rei" Pelé
AP

Pelé faleceu esta quinta-feira, aos 82 anos. O mítico antigo jogador de futebol encontrava-se internado há um mês e acabou por não resistir ao agravamento do estado de saúde. Várias personalidades de diversas áreas já dirigiram mensagens de apoio à família do “Rei”, através das redes sociais.

Kelly Nascimento, filha de Pelé, partilhou na sua página de Instagram a notícia que mais se temia. Pelé não resistiu às diversas complicações que deterioraram o seu estado de saúde e morreu, esta tarde, aos 82 anos.

“Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descance em paz”, escreveu Kelly Nascimento na publicação que acompanha uma fotografia dos braços de vários familiares junto aos do agora falecido ex-jogador.

Do mundo do futebol foram já inúmeras as figuras que se pronunciaram acerca do falecimento do lendário futebolista. O vice-campeão do mundo, o francês Kylian Mbappé, divulgou uma fotografia com o brasileiro, seguida da seguinte legenda: “O rei do futebol deixou-nos mas o seu legado nunca será esquecido. Descansa em paz Rei”.

Cristiano Ronaldo, que muita vezes tem vindo a ser comparado com a lenda do futebol brasileiro e mundial não quis deixar de dirigir as suas condolências à família de Pelé e a todo o Brasil.

O craque português escreveu que “um mero ”adeus" ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol".

O português vincou que o mítico camisola 10 é “uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre” e que o carinho que sempre lhe foi demonstrado pelo brasileiro “foi recíproco”.

De uma forma simples e curta Lionel Messi também já reagiu à morte da lenda do desporto. A par de CR7, o argentino é outro dos nomes colocados no mesmo nível desportivo do brasileiro.

“Descansa em paz, Pelé”, lê-se na nota do astro do PSG, coroado recentemente como campeão do mundo.

Usain Bolt, mítico velocista - em tempos o homem mais rápido do mundo- não ficou de fora do leque de personalidades que quiseram prestar uma homenagem ao “Rei”.

O jamaicano publicou uma fotografia a preto e branco onde aparece ao lado do brasileiro, com a legenda "Uma lenda do desporto". Descansa em paz Rei Pelé"

De Portugal chegam também diversas homenagens, via redes sociais.

A página da seleção nacional de futebol partilhou uma captura fotográfica icónica que remonta à época em que Pelé e Eusébio dominavam o desporto rei.

“Duas estrelas que se voltam a encontrar. Descansa em paz, Pelé”, lê-se na descrição da fotografia.

O Sporting publicou uma imagem de um jogo entre o Santos FC (clube que Pelé representou ao longo de grande parte da carreira) e os “leões”, onde o craque do emblema brasileiro surge junto a um elemento da equipa “verde e branca”, seguido da mensagem: "Espalhou magia dentro das quatro linhas e nunca será esquecido pelo mundo do futebol. Até sempre, Pelé".

O FC Porto também já deixou a sua nota de pesar pela morte do antigo craque brasileiro, através de uma icónica fotografia de Pelé com a descrição “As lendas são imortais”.

O Benfica, à semelhança da seleção portuguesa, divulgou uma fotografia de dois dos maiores jogadores a pisarem os relvados: Eusébio e Pelé.

Ainda no universo futebolístico português, José Mourinho foi mais um dos nomes que já dirigiu palavras de apreço e admiração pela vida e carreira do “Rei”.

Com recurso a duas fotografias captadas na altura em que treinava o Manchester United, o “Special One” lembrou o momento em que recebeu o prémio BBC “diretamente das mãos do Rei” e o episódio em que se encontrou com a antiga glória do futebol mundial em Manchester.

“Em 2005 recebi o prémio da BBC diretamente das mãos do rei, e até hoje é um dos meus momentos de maior orgulho. Fiquei tão feliz por tê-lo em Manchester, onde tivemos uma conversa tão agradável e divertida, e ainda mais num evento Hublot onde realmente rimos muito. Descansa em paz Rei Pelé e estou a pensar nos seus entes queridos”, escreveu Mourinho.

Também a página oficial de Twitter do próprio falecido já se pronunciou relativamente à sua morte, numa mensagem de “amor, amor e amor, para sempre”.

Harry Kane, capitão da seleção inglesa, descreveu o mítico “10” brasileiro como “uma verdadeira inspiração” e um “dos melhores de sempre a jogar o jogo”.

É já bastante longa a lista de figuras do futebol brasileiro que se têm manifestado nas redes sociais relativamente à notícia que chocou o desporto rei.

Casemiro, jogador do Manchester United, é um dos atletas da seleção “canarinha” que já partilhou uma mensagem de pesar. O médio que passou pelo FC Porto agradeceu “pela glória” que Pelé deu “ao Brasil e ao futebol”, antes de referir que o seu legado “é eterno”.

Romário, conhecido como um dos melhores futebolistas brasileiro da história, recorreu à mítica fotografia do incontornável ex-atleta para se despedir do mesmo. O vencedor da bola de ouro em 1994 acrescentou ainda que “Pelé inspirou gerações de atletas e merece todas as homenagens”.

Outro nome de destaque da história moderna do futebol mundial que já prestou uma homenagem, via redes sociais, foi Samuel Eto'o, lenda da seleção dos Camarões.

O ex-futebolista africano descreveu Pelé como “o melhor de sempre”, antes de referir que “milhões e milhões vão sentir” a sua falta.

Marcelo Rebelo de Sousa, através da página oficial da Presidência, dirigiu os pêsames a todos os fãs do ex-atleta, bem como à família e à população brasileira.

Também Rui Rio dirigiu uma homenagem a “um dos ídolos” da sua juventude. Através de um tweet o antigo líder social-democrata, à semelhança do Presidente da República, enviou as suas condolências aos “milhares de brasileiros que o adoravam e que choram a sua morte”.

Outro dos principais nomes não ligados ao futebol a demonstrar apreço pela vida e jornada desportiva do “Rei” foi Barack Obama, antigo Presidente norte-americano.

O ex-chefe de Estado dos EUA publicou uma fotografia que retrata o momento em que Pelé lhe entregou uma camisola autografada da seleção brasileira.

“Pelé foi um dos maiores jogadores de sempre a jogar este belo jogo. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele compreendeu o poder do desporto para aproximar as pessoas. Os nossos pensamentos estão com a sua família e com todos os que o amaram e admiraram”, escreveu Obama.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, publicou na sua página do Twitter uma mensagem de agradecimento ao ex-futebolista e mostrou ainda solidariedade para com o povo brasileiro.

"Pelé foi um dos maiores, se não o maior. Entreteve milhares de milhões, introduziu gerações às alegrias do futebol e mostrou ao mundo que não existe um sonho demasiado grande. A Europa junta-se ao Brasil e ao mundo no luto de um gigante do belo jogo. Que descanse em paz", pode ler-se na publicação de Metsola.