Pelé (1940-2022)

Morreu o "Rei" Pelé

Lenda do futebol brasileiro tinha 82 anos.

Morreu o "Rei" Pelé
Reprodução/Instagram Pelé

O lendário Pelé, ícone do futebol brasileiro e do desporto mundial, morreu esta quinta-feira aos 82 anos, depois de um agravamento do estado de saúde nos últimos dias. A morte foi confirmada pela filha, Kelly Nascimento, numa publicação no Instagram.

O “Rei”, como era conhecido no universo futebolístico, estava internado no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, estado de São Paulo, desde o dia 29 de novembro, após a deteção de um tumor no cólon, em setembro de 2021, e na sequência de uma infeção respiratória agravada pela covid-19.

O estado de saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, no quadril e nos joelhos, que lhe retiraram mobilidade, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.

Hospital confirma morte por "falência de múltiplos órgãos"

O Hospital Israelita Albert Einstein, onde Pelé estava internado, confirmou "com pesar" a morte do futebolista brasileiro, na sequência da "falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon associado à sua condição clínica prévia".

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15:27 [18:27 em Lisboa], em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon associado à sua condição clínica prévia”.

O único a ser 3 vezes campeão do mundo

Protagonista de uma das mais prestigiadas carreiras na história do desporto, Pelé foi um herói nacional que o tempo e os feitos transformaram num ídolo universal.

Pelé celebra a conquista do "tri" pelo Brasil, em 1970
AP

756 golos em 818 jogos oficiais, três títulos de campeão mundial pelo Brasil, múltiplas conquistas e um talento do tamanho do mundo que cabia em apenas quatro letras.

Pelé deixou-nos fisicamente, mas o seu legado perdurará durante múltiplas gerações.

Longa vida ao Rei.
Loading...

Já está escolhido o local para o adeus a Pelé

O funeral de Pelé acontecerá no Vila Belmiro, casa do Santos, clube de futebol brasileiro onde o “rei” começou a carreira.

O Vila Belmiro foi o local escolhido para a despedida do homem que muitos consideram o melhor jogador de todos os tempos. Neste mesmo campo, Pelé iniciou a sua carreira em 1956.

A cerimónia na Vila Belmiro, que ainda não tem data, será aberta ao público e, segundo a imprensa local, as pessoas que se queiram despedir terão a oportunidade de se aproximarem do local onde estará o maior ícone do futebol brasileiro.

Para além da cerimónia na Vila Belmiro, o corpo de Pelé também deverá seguir em cortejo pelas ruas de Santos. O cortejo deverá seguir, logo após sair do estádio até a porta de casa de onde vivia a mãe de Pelé.

Governo brasileiro decreta três dias de luto

O Governo brasileiro chefiado por Jair Bolsonaro anunciou um luto oficial de três dias em todo o país.

"É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol", lê-se no decreto publicado no Diário Oficial da União e assinado pelo ainda presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Presidente Marcelo recorda “extraordinário” Pelé que “encantou” o mundo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Pelé numa nota divulgada na página oficial da Presidência. O chefe de Estado português recorda o jogador “extraordinário” que encantou gerações.

“Pelé foi um rei do Futebol, um símbolo do Brasil, marcou gerações e será para sempre recordado com um dos maiores do mais popular desporto do mundo”, lê-se na nota.

Marcelo apresenta condolências “a todos os que choram a partida de uma lenda”, em particular ao povo brasileiro e aos familiares e amigos de Pelé.

"Uma inspiração para tantos milhões": a reação de Cristiano Ronaldo

Inúmeras personalidades do mundo do futebol estão a reagir à morte de Pelé. Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem carregada de emoção nas redes sociais e sublinha que o ex-futebolista é uma “inspiração para tantos milhões”. Garante ainda que Pelé “jamais será esquecido”.

“Um mero adeus ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol”, lê-se na conta do Instagram do Cristiano Ronaldo.

Ronaldo não foi o único e várias personalidades de diversas áreas já dirigiram mensagens de apoio à família do “Rei”, através das redes sociais.