A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está em contacto desde o início de setembro com fabricantes de 38 potenciais vacinas para a covid-19, informou esta terça-feira fonte do regulador da União Europeia.
A chegada ao mercado europeu de uma ou várias vacinas dependem da avaliação e da autorização deste organismo.
Os acordos da Comissão Europeia
A Comissão Europeia confirmou a sua participação no mecanismo COVAX para um acesso equitativo às vacinas para a covid-19 a preços acessíveis.
Bruxelas já assinou também um contrato com a AstraZeneca e continua a discutir acordos semelhantes com outros fabricantes de vacinas (Johnson & Johnson, CureVac, Moderna e BioNTech), com os quais concluiu conversações exploratórias.
AS VACINAS MAIS PROMISSORAS NO COMBATE À COVID-19
Laboratórios por todo o mundo estão numa corrida contra o tempo para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. Há dezenas de equipas a testar várias candidatas a vacina, algumas estão mais avançadas e são promissoras, mas os cientistas avisam que nenhuma deverá estar pronta antes do fim deste ano ou mesmo no próximo ano.
Segundo o London School of Hygiene & Tropical Medicine, (que tem um gráfico que mostra o progresso das experiências) há 239 projetos e 8 estão na fase de ensaios clínicos - que consiste na inoculação da vacina em milhares de voluntários a fim de determinar se impede de facto a infeção.
Apesar do agora suspenso ensaio clínico, o projeto entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca é um dos mais promissores, a que se juntam os da Pfizer e da BioNTech, da Moderna e de vários projetos chineses, nomeadamente da CanSinoBIO que já obteve autorização para administrar a vacina em militares chineses.
-
Países mais ricos já reservaram metade das futuras doses de vacinas
-
Covid-19: China pode iniciar vacinação antes do final do ano
-
Vacina sintética da Covaxx com bons resultados será testada no Brasil
-
Universidade da Beira Interior está a desenvolver uma vacina contra a Covid-19
-
Resultados preliminares de estudo concluem que vacina russa é segura
-
Reino Unido compra mais duas potenciais vacinas contra a Covid-19
-
Vacina russa contra a Covid-19 foi testada em apenas 38 pessoas
-
Vacina russa contra a Covid-19 chama-se "Sputnik V" e foi pedida por 20 países
-
Faltam 90 mil milhões de dólares para garantir vacinas, diz OMS
-
Pfizer inicia ensaio clínico de potencial vacina para a Covid-19 com quase 30 mil participantes
-
Wockhardt vai produzir vacinas contra a Covid-19 para o Reino Unido