O Serviço Nacional de Saúde não tem enfermeiros suficientes para pôr em prática o plano de vacinação em massa, avança hoje o jornal Público.
A task force quer ter 150 postos de vacinação preparados a partir do próximo mês. As autarquias dizem ter espaços disponíveis, mas falta de recursos humanos.
Algumas câmaras já estarão mesmo a tentar contornar as dificuldades com a contratação de enfermeiros a título excecional ou com a celebração de acordos para que os farmacêuticos ajudem nos postos de vacinação.
Esta última possibilidade está também a ser estudada pela task force. Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, há 4 mil profissionais com competência para vacinar.
Mais de 200 mil portugueses vacinados em dois fins de semana
No próximo fim de semana e no segundo de abril vão ser vacinados cerca de 200 mil portugueses. A notícia foi avançada por Marques Mendes no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, este domingo.
Entre as pessoas vacinadas estarão 78.700 docentes e não docentes das creches, jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do setor público.
Para o fim-de-semana da Páscoa não estão previstas vacinas, mas logo a seguir continuam. Ao todo vão ser administradas 280 mil.
DGS quer antecipar vacinação a pessoas entre 40 e 60 anos, a faixa etária mais infetada
A Direção-Geral da Saúde diz que a vacinação contra a covid-19 entre os 40 e os 60 anos deve ser antecipada. Esta faixa etária é a mais infetada e exige uma medida preventiva, no caso de surgir uma nova vaga.
A solução foi avançada na reunião no Infarmed desta terça-feira. Com esta medida, os especialistas acreditam que a situação poderá ficar mais controlada nos hospitais, se o número de infetados voltar a aumentar.
Até ao momento já foram administradas 1,3 milhões de vacinas em Portugal. Os 70% da primeira dose continuam previstos no fim do verão.
No final desta semana, um milhão de portugueses já estará vacinado com a primeira dose e meio milhão com a segunda.

- Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo
- “Se tivesse a vacina da AstraZeneca à disposição daria hoje aos meus pais”
- Confiança dos europeus na vacina da AstraZeneca caiu de fevereiro para março
- Novo estudo garante eficácia de 79% da vacina da AstraZeneca e sem riscos de coágulos sanguíneos
- Desigualdade no acesso à vacinas é cada vez "mais grotesca", diz diretor-geral da OMS
- Vacina da Johnson&Johnson. Portugal vai receber 1,2 milhões de doses entre abril e junho

