A infografia acima exemplifica apenas algumas das muitas condutas dessa natureza. Há muitas outras que não estão textualmente previstas nas regras de jogo.
Importa referir que "comportamento antidesportivo" não é o exato oposto de ausência de um comportamento desportivo, ou seja, há momentos em que o jogador não atua de modo esperado, o que não significa que esteja a incorrer naquela conduta.
Por exemplo, se ele recusar-se a estender a mão a um adversário ou até mesmo ao árbitro, não está propriamente a ter o comportamento que era expectável, mas também não está a infringir. Ninguém é obrigado a ser simpático ou muito educado, desde que não seja o exato oposto.
Na verdade, só se deve falar em ato antidesportivo quando a conduta de um atleta é mesmo disruptiva. Quando afeta a segurança, integridade ou imagem do jogo de maneira claramente negativa.
O ideal é que o árbitro consiga antecipar cenários, percebendo quando um jogador começa a revelar tendências que podem levá-lo a incorrer nessa incorreção. Se for o caso, avisa-o do risco que incorre sendo que muitas vezes essa pequena palavra, esse gesto simbólico pode ser suficiente para dissuadi-lo a adotar atitudes incorretas.
Muitas vezes, o calor do jogo, o cansaço físico, a falta de lucidez e a frustração momentânea (face ao resultado, às faltas sofridas ou à expectativa que criou sobre a sua própria exibição) levam o atleta a recorrer a comportamentos desviantes.
Sempre que for possível evitar que escalam para a ilegalidade, ótimo. Quando isso não acontecer e a conduta errada materializar-se, não cabe ao árbitro outra alternativa que não seja a de exibir o cartão amarelo.
VEJA TAMBÉM:
- O que acontece quando os jogadores retardam o recomeço do jogo?
- As infrações cometidas pelo guarda-redes
- A falta grosseira e a conduta violenta em campo
- Quando é que o árbitro pode recuperar tempo perdido durante o jogo?
- Como devem os árbitros lidar com o racismo?
- Qual o peso que deve ter uma bola de jogo?
- As "novas substituições" no futebol
- As regras do futebol: o pontapé livre
- Quando é que deve ser assinalado pontapé de canto?
- Como deve ser feito um lançamento lateral
- Quando é que há infração na marcação de um penálti?
- Qual o papel dos árbitros assistentes?
- Fora de Jogo
- Principais alterações às Leis de Jogo - 2020/21
- Bola na mão ou mão na bola?
- Quando é que o VAR pode ou não intervir?