Tira-Teimas

Quando é que um comportamento é considerado antidesportivo?

Duarte Gomes

Duarte Gomes

Comentador SIC Notícias

Inês M. Borges

Inês M. Borges

Designer Gráfica e Multimédia

O comportamento antidesportivo, especificamente previsto na Lei 12, é um conceito algo vago mas amplo, que quando ocorre tem de ser disciplinarmente punido pelo árbitro.

A infografia acima exemplifica apenas algumas das muitas condutas dessa natureza. Há muitas outras que não estão textualmente previstas nas regras de jogo.

Importa referir que "comportamento antidesportivo" não é o exato oposto de ausência de um comportamento desportivo, ou seja, há momentos em que o jogador não atua de modo esperado, o que não significa que esteja a incorrer naquela conduta.

Por exemplo, se ele recusar-se a estender a mão a um adversário ou até mesmo ao árbitro, não está propriamente a ter o comportamento que era expectável, mas também não está a infringir. Ninguém é obrigado a ser simpático ou muito educado, desde que não seja o exato oposto.

Na verdade, só se deve falar em ato antidesportivo quando a conduta de um atleta é mesmo disruptiva. Quando afeta a segurança, integridade ou imagem do jogo de maneira claramente negativa.

O ideal é que o árbitro consiga antecipar cenários, percebendo quando um jogador começa a revelar tendências que podem levá-lo a incorrer nessa incorreção. Se for o caso, avisa-o do risco que incorre sendo que muitas vezes essa pequena palavra, esse gesto simbólico pode ser suficiente para dissuadi-lo a adotar atitudes incorretas.

Muitas vezes, o calor do jogo, o cansaço físico, a falta de lucidez e a frustração momentânea (face ao resultado, às faltas sofridas ou à expectativa que criou sobre a sua própria exibição) levam o atleta a recorrer a comportamentos desviantes.

Sempre que for possível evitar que escalam para a ilegalidade, ótimo. Quando isso não acontecer e a conduta errada materializar-se, não cabe ao árbitro outra alternativa que não seja a de exibir o cartão amarelo.

VEJA TAMBÉM:

A PÁGINA DO TIRA-TEIMAS

A PÁGINA DE DUARTE GOMES NA SIC NOTÍCIAS

A PÁGINA DE DUARTE GOMES NO YOUTUBE