A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna Inc. vai divulgar os dados da última fase do ensaio clínico da sua vacina contra a Covid-19 agora em novembro. É a primeira empresa a oferecer uma linha temporal mais concreta para o mundo ter uma noção quando poderá ter uma vacina eficaz.
Um comité independente vai avaliar no início de novembro o ensaio clínico feito com 30 mil voluntários e a Moderna quer avançar no meio do mês com o pedido de autorização de urgência à agência norte-americana do medicamento U.S. Food and Drug Administration.
“Estamos a preparar ativamente para o lançamento da mRNA-1273 e assinamos uma série de acordos de fornecimento com governos em todo o mundo”, disse o CEO da Moderna, Stephane Bancel, em comunicado . “A Moderna tem os mais altos padrões de qualidade de dados e pesquisa científica rigorosa enquanto continuamos a trabalhar com os reguladores para avançar com a mRNA-1273.”
A empresa com sede em Cambridge, Massachusetts, fez contrato com o Governo norte-americano bem como com vários outros países para fornecer a vacina logo que esteja autorizada, tendo já recebido 1,1 mil milhões de dólares.
Está também em negociações com a OMS para inegrar o mecanismo COVAX para tornar a vacina economicamente acessível.
Fase 3 dos testes clínicos
A empresa de biotecnologia dos Estados Unidos anunciou resultados positivos para a sua candidata a vacina contra o novo coronavírus mRNA-1273. Garantiu que os organismos dos pacientes que receberam as duas doses necessárias produziram anticorpos.
-
Pfizer e Moderna querem autorização para vacina contra a covid-19 até ao final de novembro
-
Farmacêutica Moderna anuncia resultados promissores de vacina experimental
-
Vacina experimental gera níveis de anticorpos semelhantes aos de doentes recuperados
-
Empresa norte-americana anuncia resultados promissores com vacina contra a Covid-19
As vacinas mais promissoras no combate à Covid-19
Laboratórios por todo o mundo estão numa corrida contra o tempo para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. Há dezenas de equipas a testar várias candidatas a vacina, algumas estão mais avançadas e são promissoras, mas os cientistas avisam que nenhuma deverá estar pronta antes do fim deste ano ou mesmo no próximo ano.
Segundo o London School of Hygiene & Tropical Medicine, (que tem um gráfico que mostra o progresso das experiências) há 248 projetos e 51 estão na fase de ensaios clínicos, sendo que 10 estão na fase III - que consiste na inoculação da vacina em milhares de voluntários a fim de determinar se impede de facto a infeção.
-
Nível de proteção das primeiras vacinas contra a Covid-19 ainda é incerto
-
Agência Europeia de Medicamentos inicia avaliação de vacina da AstraZeneca
Além do projeto da Moderna, o projeto entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca é um dos mais promissores, a que se juntam os da Pfizer e da BioNTech, dos laboratórios Sanofi e GSK, de vários projetos chineses, nomeadamente da CanSinoBIO que já obteve autorização para administrar a vacina em militares chineses.
- Vacina de Oxford desencadeia produção de anticorpos capazes de combater próprio vírus
- Pfizer e Moderna querem autorização para vacina contra a covid-19 até ao final de novembro
- Vacina contra a covid-19. Pausas são "a melhor garantia de que os ensaios estão a ser feitos da forma correta"
- Uma das vacinas chinesas contra a Covid-19 testada na Venezuela
- Vacina contra a Covid-19: uma corrida que também é política
- Rússia entra na fase 3 da segunda vacina contra a Covid-19
- Cientistas estudam eficácia de vacina inalada
- "Segurança da vacina é o mais importante"
- Vacina russa contra a Covid-19 chama-se "Sputnik V" e foi pedida por 20 países
Plataforma global COVAX
O mecanismo COVAX é uma plataforma global para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, apoiada pela Organização Mundial da Saúde, para um acesso equitativo às vacinas a preços acessíveis.
Participam vários países, instituições e organizações, como a União Europeia.
No total, de acordo com os últimos dados oficiais em outubro, 184 países aderiram até agora ao mecanismo internacional de compra e distribuição de vacinas: 92 países de rendimentos baixos e médios que receberão as doses gratuitas e 92 países de " rendimento alto" que passarão pela Covax para se abastecerem, mas terão de pagar pelas doses do próprio bolso.
- China junta-se a plataforma global para desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19
- UE assegura potencial vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson
- UE assegura 400 milhões de doses de potencial vacina de Oxford contra a Covid-19
- UE reserva 300 milhões de doses da potencial vacina da Sanofi contra a Covid-19
- UE reserva 200 milhões de doses da potencial vacina BioNTech/Pfizer
Pelo menos 1,175 milhões de mortos em todo o mundo
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.175.992 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
Mais de 44.561.260 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.
Até hoje, pelo menos 29.949.000 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.
Alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.
Na quarta-feira, registaram-se 6.979 mortes e 479.389 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.
Mais 24 mortes e 3.960 casos de Covid-19 em Portugal
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou no boletim diário desta quarta-feira que há mais 24 mortes e 3.960 novos casos de covid-19 em Portugal.
O número de mortes subiu de 2.371 para 2.395, mais 24 do que na terça-feira - 8 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 11 no Norte, 4 na região Centro e 1 no Alentejo.
Já o número de infetados subiu de 124.432 para 128.392, mais 3.960 casos.
Links úteis
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
- London School of Hygiene & Tropical Medicine (gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacina)