UEFA Euro 2020: Seleções e Grupos

Euro 2020. Turquia: o sonho de repetir 2008

Peter Klaunzer

O perfil, o historial, momentos memoráveis e curiosidades sobre a presença da seleção turca no Campeonato da Europa de Futebol.

A seleção turca chega este verão ao Euro 2020 após quatro presenças em fases finais da competição. Em 2008, ficou pelas meias-finais, após perder com a Alemanha por 3-2. Em 2016, não passou da fase de grupos. Agora, a Turquia espera superar as prestações anteriores e chegar à final.

O selecionador Şenol Güneş e os seus convocados estão no Grupo A, onde vão defrontar Itália, Suíça e País de Gales.

A primeira vitória de sempre da seleção turca num Europeu aconteceu em 2000. Vinte anos depois, a equipa espera fazer história.

Selecionador: Şenol Güneş

  • 69 anos;
  • Turco;
  • Comanda a seleção turca desde 2019, mas não é a primeira vez que o faz. Entre 2000 e 2004, o selecionador levou a Turquia ao terceiro lugar do Mundial 2002.
  • Treinou maioritariamente clubes turcos, como o Besiktas ou o Trabzonspor.

Martin Meissner

Convocados:

Guarda-redes: Altay Bayındır (Fenerbahçe), Uğurcan Çakır (Trabzonspor), Mert Günok (İstanbul Başakşehir)

Defesas: Kaan Ayhan (Sassuolo), Zeki Çelik (LOSC Lille), Merih Demiral (Juventus), Ozan Kabak (Liverpool), Umut Meraş (Le Havre), Mert Müldür (Sassuolo), Çağlar Söyüncü (Leicester), Rıdvan Yılmaz (Beşiktaş)

Médios: Taylan Antalyalı (Galatasaray), Hakan Çalhanoğlu (AC Milan), Halil Dervişoğlu (Brentford), İrfan Can Kahveci (Fenerbahçe), Orkun Kökçü (Feyenoord), Abdülkadir Ömür (Trabzonspor), Dorukhan Toköz (Beşiktaş), Ozan Tufan (Fenerbahçe), Okay Yokuşlu (West Brom)

Avançados: Kenan Karaman (Fortuna Düsseldorf), Enes Ünal (Getafe), Cengiz Ünder (Leicester), Yusuf Yazıcı (LOSC Lille), Burak Yılmaz (LOSC Lille)


Melhor desempenho no Euro:

A Turquia chegou às meias-finais no Euro 2008, mas perdeu com a Alemanha por 3-2.

Presenças em fases finais:

A seleção turca chegou a quatro fases finais do Euro: 1996, 2000, 2008 e 2016.

Jogadores com mais golos em fases finais:

  • Semih Şentürk (3);
  • Arda Turan, Hakan Şükür, Nihat Kahveci (2).


Momentos memoráveis:

A primeira vitória de sempre da Turquia no Euro. A seleção turca venceu por 2-0 a Bélgica, em 2000, com um bis de Hakan Şükür que garantiu ainda a qualificação para a fase eliminatória.

Ruben Sprich

A vitória da Turquia frente à República Checa, em 2008, ficou marcada pela atuação do médio Tuncay Şanlı à baliza, depois da expulsão do guarda-redes Volkan Demirel.

Pascal Lauener

O abraço da equipa ao guarda-redes Rüştü Reçber, depois de defender o remate do croata Mladen Petrić, nos quartos-de-final do Euro 2008... uma defesa que garantiu a passagem às meias-finais.

Action Images

Curiosidades:

► A Turquia e a Espanha foram as únicas equipas no Euro 96 sem jogadores a atuar num clube estrangeiro.

► Dos oito golos da Turquia no Euro 2008, seis foram feitos após os 75 minutos de jogo.

► A partida do Euro 2008 entre a Suíça e a Turquia foi jogada sob chuva torrencial no Estádio St. Jakob-Park, na Basileia, o que obrigou o relvado a ser mudado antes dos quartos-de-final.

Action Images

Calendário de jogos:

O Euro 2020 realiza-se entre 11 de junho e 11 de julho de 2021, depois de ter sido adiado um devido à pandemia de covid-19.

A Turquia está no Grupo A com Itália (anfitriã), País de Gales e Suíça.

Sexta-feira, 11 de junho

  • Turquia - Itália (20h00, Roma)

Quarta-feira, 16 de junho

  • Turquia - Gales (17h00, Baku)

Domingo, 20 de junho

  • Suíça - Turquia (17h00, Baku)

Fonte: UEFA

Veja também:

ESPECIAL EURO 2020

ESPECIAL EURO 2020

  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia